Tecnologia

Conheça 5 tecnologias que farão parte de nossas viagens

Como serão as viagens no futuro? Vamos mesmo viajar para se hospedar em num hotel no espaço? Cá entre nós, na verdade, esta realidade está muito distante e até meio exagerada. Com os pés na terra, a vida segue outro ritmo. Nestes últimos meses tivemos que dar uma parada geral em nossas viagens. Deixamos de cruzar os mares e desbravar novas culturas. Neste período muita coisa mudou e novas tecnologias foram desenvolvidas e farão parte de nossa vida de viajante. Conheça 12 previsões de como será viajar em um futuro nem um pouco distante, com novas tecnologias que farão parte de nossas vidas em alguns anos!

  1. Veículos voadores autônomos
    Viajar em veículos autônomos e se movimentar por estradas, cidades e até pelo ar sem a necessidade de pilotos está mais perto do que imaginamos. Diversos projetos foram lançados e alguns já estão em fases de testes. Pelos céus das grandes metrópoles os carros voadores, alguns autônomos, devem estar cruzando os ares em 2035, de acordo com estudo da consultoria Porsche Consulting. Parece longe? São só mais 14 anos. Está logo ali. E você não precisará de muito dinheiro para voar num deles, pois a Uber deve oferecer viagens aéreas por aplicativo.

Há ainda os carros autônomos que estão em teste. A Google e a Tesla estão bem avançadas no conceito e estes veículos podem estar entre nós, nas estradas e nas ruas, em poucos anos, assim como a brasileira Embraer. Além dos carros comuns, há um projeto bem diferente da Aprilli Design Studio que poderá tornar as viagens rodoviárias bem mais confortáveis. A empresa norte-americana projetou uma suíte móvel sem motorista – pense nela como um carro alugado e um quarto de hotel – feita para viagens de seis a 10 horas. O novo carro autônomo terá uma área de dormir, estação de trabalho e banheiro. Bem estiloso e confortável, não é?

  1. Pagamentos com criptomoeda
    Os pagamentos criptográficos em breve serão comuns e sua vida de viajante será bem mais fácil. Nada de carregar muito dinheiro. Também será o fim das taxas e impostos abusivos em cartões de crédito e saque em caixas eletrônicos. O melhor ainda pois será o fim dos cálculos irritantes de conversão e oscilação da moeda estrangeira. Você poderá ter uma conta usando uma criptomeda (principalmente Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin). Em suas viagens será necessário somente ler o QR Code ou aproximar o smartphone para pagar.

Este tipo de uso com pagamentos em criptomoedas já é uma realidade. Recentemente o PayPal já iniciou o uso deste tipo de moeda em sua plataforma nos Estados Unidos.

  1. Aplicativos de viagem
    Na palma de sua mão você pode encontrar um universos infinito de informações e muita ajuda para sua viagem. Os aplicativos já fazem parte de nossa rotina e quando estamos fora de casa ou viajando por aí eles são imprescindíveis. Não só pra olharmos a previsão do tempo, mas com o App podemos escolher restaurantes, passeios, ver o caminho, encontrar atrações, e muitas outras facilidades. Descubra 15 apps de viagem grátis que todo viajante deve ter.

Agora, ainda mais numa viagem em tempos de pandemia, os aplicativos são fundamentais para encontrarmos informações detalhadas sobre as restrições sanitárias de cada país ou da cidade a ser visitada. Tenha sempre em mãos o seu smartphone para não perder tempo e estar sempre bem informado. Aproveite e conheça os países já abertos aos turistas brasileiros.

  1. Limpeza profunda robotizada
    A limpeza de apartamentos e quartos em hotéis é algo que sempre devemos levar em conta. Para mim, é um dos itens principais quando avalio os comentários de uma hospedagem. É terrível chegar em locais sujos. Agora, em tempos de pandemia, a exigência de limpeza de todos os viajantes será levada a um nível altíssimo e para isto os hotéis estão adaptando as normas sanitárias para viagens mais tranquilas e seguras durante a Covid.

A tecnologia é aliada nesta limpeza mais profunda em várias áreas do turismo. Hotéis, companhias aéreas e aeroportos estão investindo em soluções como robôs para a limpeza com luz ultravioleta e até uso de câmaras para a desinfecção de itens de alto toque (por exemplo, cartões-chave, bandejas e controles remotos).

  1. Biometria facial
    O fim dos tradicionais cartões de embarque de papel está cada vez mais perto. O uso de smartphones para fazer o check-in e embarcar já é rotina nos aeroportos pelo mundo e aqui no Brasil. Mas há outra tecnologia que ganha mais espaço por aí: a biométrica. De hotéis a aeroportos, leitura de retina, acesso por impressão digital e outros identificadores biométricos foram introduzidos por razões de conveniência e segurança ajudando a reduzir o contato pessoal.

Nos Estados Unidos o uso do reconhecimento facial já é usado em alguns aeroportos para o embarque em voos. Aqui no Brasil a Gol fez um teste com biometria facial no aeroporto do Galeão. Com certeza esta tecnologia veio para ficar nos aeroportos e deve cada vez mais se espalhar por toda área do turismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo