Notícias

Saiba como a Controladoria Geral da União contribui para o combate à corrupção

Você já deve ter ouvido falar sobre a Controladoria Geral da União, não é mesmo? O Dr. Francisco de Assis e Silva entende que é importante conhecer sobre este órgão. Isso porque, ele é responsável por defender o patrimônio público e garantir a transparência na administração pública. Além disso, essa entidade também é fundamental para combater a corrupção. Quer entender mais sobre esta relação? Então, continue a leitura deste artigo! 

Diferentes órgãos públicos são responsáveis por cuidar da administração do país e garantir uma sociedade mais harmônica. Além disso, algumas destas entidades são importantes para ajudar no combate à corrupção, assegurando que a gestão pública seja transparente, ética e justa. Nesse sentido, uma das organizações essenciais para este segmento é a Controladoria Geral da União (CGU).

Mas o que é a CGU?

Basicamente, a Controladoria Geral da União (CGU) é um órgão do Governo Federal responsável por defender o patrimônio público e assegurar clareza e transparência na gestão do país. O objetivo dessa entidade é o de prevenir casos de corrupção e garantir uma melhor administração pública. Por esse motivo, ela acompanha de forma direta o Presidente da República. O advogado Francisco de Assis e Silva, comenta que a atuação dessa associação é fundamental. 

Como funciona a CGU?

Nesse contexto, saiba que as atividades da CGU funcionam através de quatro secretarias: (I) Ouvidoria; (II) Controle Interno; (III) Correição; (IV) Prevenção da Corrupção. A primeira, é responsável por receber e encaminhar denúncias, sugestões, elogios e outras informações. A segunda, fiscaliza e controla a parte interna da administração, bem como os seus programas e atividades. 

Já a terceira é responsável por apurar possíveis infrações, aplicando penalidades para ações ilícitas cometidas por agentes públicos. Por fim, a quarta secretaria possui como objetivo criar medidas para o combate à corrupção, além de analisar e detectar atividades relacionadas a este caso. Conforme pontua  Francisco de Assis e Silva, o papel de cada um desses grupos é importante para o funcionamento do país. 

Qual a contribuição da Controladoria Geral da União para o combate à corrupção? 

Desse modo, agora que você conheceu mais sobre a CGU, resta a seguinte questão: qual a contribuição que esta entidade traz para o combate à corrupção? Sendo assim, saiba que pelo fato de fiscalizar a administração pública e defender o patrimônio do país, esse órgão é fundamental para garantir transparência no uso dos recursos, assim como, na sua gestão. Além disso, como citado anteriormente, existe uma secretaria dentro desta organização, responsável apenas pela prevenção de ações ilícitas deste grupo.

Quais as principais atividades realizadas por este órgão?

Por fim, outro aspecto da CGU que merece atenção são as atividades realizadas por este órgão. Apesar de ter conhecido algumas funções desse segmento, é importante também descobrir outras ações realizadas por ele. Para Francisco de Assis e Silva — advogado que atua no combate à corrupção —,  ter esse entendimento é essencial. Portanto, saiba que as principais são: 

  • Defender o patrimônio público através de diferentes medidas;
  • Realizar auditorias públicas;
  • Organizar a prestação de contas anuais; 
  • Contribuir para o desenvolvimento da administração pública. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo